24 março, 2009

O que eu descobri...

Glass Jar Frames
glass jar frames
Extra photos for bloggers: 1, 2


~

We hate getting rid of jars. We’re so sure they’ll come in handy someday, but in reality a person can only use so many jelly-jar glasses.

We’re happy to say we’ve finally found a use for our motley collection of pickle jars, soda bottles and assorted glass receptacles: frames!

It’s so simple we can’t believe we didn’t think of it before: just slide a photo into a jar, turn it upside down and display your upcyclin’ genius for all to see.

Glass Jar Frames

p.s. Are you a super enthusiastic code juggler who wants to help raise Photojojo’s level of programmatic amazingness? Then you might be the part-time intern we’re lookin’ for!

p.p.s. We’re doing our first-ever Las Vegas Photo Safari with our friends at HP and PMA next Wednesday. RSVP now!


What You’ll Need

ingredients

  • A clean, clear jar (free of labels)
  • Photos
  • Ruler
  • X-acto knife or scissors
  • Pencil (optional)

Step 1:

measure the jarMeasure how tall your jar is. If needed, trim the height of your photo to fit the jar (i.e. a 4″x6″ photo will be too tall to fit in a 3″ inch jar).

Step 2:

insert the photoRoll up the photo slightly and slide it into the jar so that the photo will be right-side-up when the jar is upside-down. Poke it into place with your fingers or the eraser end of a pencil.

Step 3:

glass jar frameTurn the jar upside down and display your simple thrifty genius in a place of honor!

Bottles: The Next Level

glass bottle frames
Bottles work just as well as jars, but they’re a little trickier. The photo won’t be able to unroll any further than the narrowest part of the bottle. There two ways to deal with that:

  • Pick a photo that looks good when it’s only an inch wide, or
  • make your photo no taller than the widest part of the bottle.

To use a bottle, roll up your photo tight enough to slip through the opening of the bottle. Slip the photo in right-side-up and maneuver it into place using the eraser end of a pencil.

More Ideas

  • If you have (or know somebody who has) a bottle cutter, try cutting a bottle in half and using the bottom half just like a jar.
  • Mix different sizes of bottles and jars, and line your windowsill with them.
  • Use beakers or test tubes to add for that “Mad Scientist” flair!

Photo credits: ’stpiduko’

20 março, 2009

Porta-Chaves em feltro

foto de brinco de origami

A diferença entre um produto artesanal está no fato de ele ser único, praticamente exclusivo, e ser feito à mão. Para isso, é necessário muita criatividade para produzir peças coloridas e muito úteis.
A artesã Rosemar Caixeiro Trevizani, da Associação de Artesãos do São Mateus, produz peças em feltro há quase um ano e usa a criatividade para dar vida a chaveiros e a móbiles.
Com materiais simples e fáceis de encontrar você pode fazer objetos para presentear com exclusividade. A artesã vai dar algumas dicas para fazer um chaveiro de borboleta em tecido.

Você vai precisar de:
  • Agulha para costurar mais grossa;
  • Linhas de crochê;
  • Fibra siliconada para encher;
  • Miçangas, pedrinhas e paetês para decorar;
  • Fitas coloridas
  • Pingente de tecido colorido
  • Molde do desenho de sua preferência
  • Corrente e peça de chaveiro

foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami
Veja o passo-a-passo

Passo 1: Corte o tecido de acordo com o molde. Rosemar diz que eles são facilmente encontrados em revistas de artesanato e podem ser feitos em papelão ou cartolina, que são materiais mais resistentes. Você vai precisar de dois recortes para o corpo, lembrando que são duas partes de dentro e duas de fora, em cores diferentes.

foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami
foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami

Passo 2: Costure a parte menor na maior usando a linha de crochê colorida, fazendo laços a cada ponto. Faça isso com as duas partes da borboleta.

Passo 3: Agora, você vai costurar os dois lados. Rosemar alerta para que tenha atenção nesta hora. Não feche tudo, pois você vai precisar de um espaço para colocar a fibra siliconada.

Passo 4: Coloque a fibra siliconada dentro da borboleta. O segredo é apertá-la bem para que fique firme e deixe a borboleta bem durinha. Rosemar aconselha usar a ponta de uma tesoura para colocar a fibra.

Passo 5: Acabe de fechar a borboleta.

Passo 6: Use as miçangas e paetês para bordar. Rosemar diz que deve-se puxar bem a linha para que o bordado não fique solto.

Passo 7: Use as pedrinhas e o pingente de tecido colorido para montar um cordão. Ele vai ser colocado na parte de baixo da borboleta. Não há necessidade de passar a linha até a parte de cima, então deve ser costurado em baixo. Depois, monte as peças do chaveiro e costure na parte de cima.

Passo 8: Amarre as fitas coloridas junto à peça do chaveiro.

Fonte: acessa.com

Caixa de garrafa pet

phpKMKXLF

Veja como fazer uma caixa com garra pet, sendo que ao mersmo tempo você estará fazendo um lindo artesanato e ajudando natureza.

1. Você vai precisar de tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura, elásticos e um molde de 10 x 10 x 10 cm.
2. Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4 cm de sobra em cada ponta.

3. Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4 cm para facilitar o trabalho.

4. Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas.

5. Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3.

6. Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde.

7. Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas.

8. Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10 cm.
9. Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Comece tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e comece a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.



10. Entrelace a fita em volta de toda a caixa.

11. Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama.

12. Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita.

13. Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento.

14. Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais.

15. Agora é necessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa.

16. Corte as sobras na altura da terceira fita de ciima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as na terceira fita.
Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita.

17. Reforce os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada).

18. Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas, ou, mesmo, embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser.

Fonte

Reciclando...

Cortina de PET

cortina_de_petTransforme garrafas PET em uma moderna cortina para decorar sua casa ou vender. Acompahe o passo a passo.



cortina de PETMATERIAL
- 2 ganchos grandes,17 pequenos e 17 argolas de metal
- 18 garrafas pet de 2 litros (verde e transparente)
- Pedraria grande, de plástico ou acrílico, verde, rosa e rosaclaro, transparente, de metal e em forma de estrela
- Miçangas verde, rosa, vermelha e dourada (essa última, em dois tamanhos)
- 1 rolo de náilon (0,35 mm)
- Alicate
- Vela
- 1 sarrafo de madeira de 80 cm por 4 cm
PASSO A PASSO
cortina_de_pet2
cortina_de_pet2

DICAS
- O fio deve ter pelo menos 0,35 mm de espessura para não romper.
- Prepare 170 laços de pet de cada cor para agilizar a confecção.
- Quer diminuir o custo de sua cortina? Diminua as pedrarias e aumente a quantidade de plástico. A peça continuará linda!

- Quer deixá-la mais ecológica? Substitua as pedrarias por sementes ou lacres de latinha.

Cortina de PET

fonte: www.planetasustentavel.com.br