20 Março, 2009

Caixa de garrafa pet

phpKMKXLF

Veja como fazer uma caixa com garra pet, sendo que ao mersmo tempo você estará fazendo um lindo artesanato e ajudando natureza.

1. Você vai precisar de tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de 2 cm de largura, elásticos e um molde de 10 x 10 x 10 cm.
2. Corte uma tira em um comprimento que permita cobrir dois lados mais o fundo da caixa, deixando ainda 4 cm de sobra em cada ponta.

3. Ajuste a fita ao molde, cobrindo dois lados e o fundo. Vinque as sobras de 4 cm para facilitar o trabalho.

4. Passe elásticos em torno do molde a fim de fixar melhor as fitas.

5. Corte mais quatro fitas e ajuste-as ao molde como explicado nos passos 2 e 3.

6. Corte mais cinco fitas para cobrir os dois outros lados do molde.

7. Quando for passar a primeira fita dessa segunda etapa, será necessário entrelaçá-la, na parte de baixo, com as fitas que já estão fixas. Para isso, basta realizar tecelagem simples, passando a fita ora por baixo, ora por cima das fitas já dispostas.

8. Faça o mesmo com as demais fitas da segunda etapa. Lembre-se de que, ao fazer o entrelaçamento, onde a fita anterior passou por baixo da trama, a fita atual deve passar por cima e vice-versa. A etapa seguinte será fazer as laterais da caixa. Para isso, corte cinco fitas em comprimento suficiente para cobrir quatro lados e deixar uma sobra de cerca de 10 cm.
9. Quando for entrelaçar a primeira fita, cuide para que ela fique desencontrada com a fita paralela a ela no fundo da caixa. Isto é, onde a fita do fundo passa por baixo da trama, a fita da lateral deve passar por cima e vice-versa. Comece tecendo da direita para a esquerda, parando a ponta da fita na última posição em que ela fique por cima da trama. Segure a fita nessa posição, pegue a outra extremidade e comece a tecer da esquerda para a direita, avançando para o lado seguinte.



10. Entrelace a fita em volta de toda a caixa.

11. Quando chegar a hora de arrematar, sobreponha a sobra de fita ao trecho já tramado. A extremidade da fita deve ficar por baixo da trama.

12. Repita, com outras três fitas, o procedimento descrito nos passos de 9 a 11. Não utilize, por enquanto, a quinta fita.

13. Pegue a fita restante e corte-a no meio no sentido do comprimento.

14. Passe as fitas finas pela trama normalmente, seguindo o mesmo procedimento utilizado para as demais.

15. Agora é necessário arrematar as sobras na parte de cima da caixa. Para as fitas verticais que estiverem por baixo das horizontais, dobre a sobra para fora, rente à borda da caixa.

16. Corte as sobras na altura da terceira fita de ciima para baixo. Arremate as pontas encaixando-as na terceira fita.
Dobre as demais sobras para fora e corte-as na altura da terceira fita. Retire a caixa do molde e arremate estas últimas sobras para dentro, encaixando-as na terceira fita.

17. Reforce os vincos. Utilize o alicate para vincar bem as bordas (protegendo a peça com um pedaço de fita de PET dobrada).

18. Pronto! A caixa de fitas de PET que você acabou de confeccionar é ideal para guardar miudezas, ou, mesmo, embalar presentes. Utilizando a técnica mostrada aqui, você pode montar caixas no tamanho que quiser.

Fonte

8 comentários:

Espaço Especial disse...

Oi.. achei o máximo esta idéia da caixa de pet... mas não consegui ver todos os passos, eu trabalho com oficinas de criatividade e reciclagem com alunos especiais... vc poderia mandar-me todos os passos no meu email? o endereço é: espacoespecial_espacoespecial@hotmail.com
obrigada!!! Fernanda

Nubia disse...

s infelizmente ficou cortado alguns passos. Se puder me enviar por e-mail, farão o maior sucesso aqui na escola. beijos, parabéns pelo bolg.nubiamoreti@gmail.com

Bela disse...

olá!adorei a idéia... mas também não consegui ver todos os passos...
Me ajuda?
belams@gmail.com
Obrigada

Ana Sarubbi disse...

Olá... Adorei está caixa de garrafa pet mas infelizmente não consegui visualizar tudo, se não for abusar de sua boa vontade pode me mandar os passos por email. annagurgel@yahoo.com.br
Obridada!!! Ana Luiza

Carlos disse...

Também não consegui ver todos os passos, mas achei a ideia excelente. Pode enviar-me?

mcarl30@hotmail.com

Obrigado e parabéns.

MARIA VERALUCIA disse...

oi quero saber se pode pitar, e como eu faSSo, gostei muito dessa edeia ...

Michela disse...

Olá sou Michela professora do maternal,achei essa idéia o máximo pra organizar as coisas da minha salinha,será que é possível fazer em tamanho maior e com tampa?
michela.jesus@ig.com.br

Michela disse...

Olá sou Michela professora do maternal,achei essa idéia o máximo pra organizar as coisas da minha salinha,será que é possível fazer em tamanho maior e com tampa?
michela.jesus@ig.com.br