04 dezembro, 2009

Os segredos da árvore perfeita




Época de Natal é uma oportunidade para você encontrar árvores incríveis, diferentes, coloridas, grandes ou pequenas. E o que torna uma árvore linda e inesquecível não é o tamanho dela ou os enfeites que você usa.


Resumindo, não adianta gastar uma fortuna, porque isso não é suficiente para garantir a árvore de seus sonhos e um visual cinematográfico. Os segredinhos estão na montagem.


Deciframos aqui alguns deles:







- A escolha da árvore correta: Quanto mais "cheinha" e fechadinhos os galhos, mais bonita é a árvore e melhores resultados você conseguirá. Porém, quanto mais cheia, mais cara ela costuma ser. Uma árvore com galhos muito abertos pode ficar mais bonita com o uso de festão (na cor da árvore) entre os galhos, preenchendo os espaços vazios.











- Luzes: depois de montar o tronco e os galhos, é hora de encaixar o pisca. Enrole-o no tronco central, escondendo as luzes entre os galhos. O cordão do pisca JAMAIS deve ficar aparente. Isso garante aquela iluminação, delicada, cênica e sutil entre os galhos e não acaba com a mágica.











- Bolas: além da distibuição equilibrada, o truque para que a árvore tenha "movimento" e pareça repleta de enfeites é usar corretamente as bolas. Misture pelo menos 3 tamanhos diferentes e não tenha medo de misturar cores e padronagens diferentes, pois isso conferirá um visual único.


Outra dica importante na colocação das bolas é observar que deve haver um forte contraste entre as cores das bolas e da árvore, para que elas não "sumam" no contexto.


Um truque para acertar na distribuição das bolas é intercalar bolas de vários tamanhos em um cordão ou barbante e enrolá-lo à árvore, da base para a ponta. Assim você garante aquele visual que os experts dão às vitrines.









- Pingentes e pendentes: Não tenha medo de usar outros enfeites (anjos, gotas, papai noel e outros símbolos desta data). Isso confere personalidade à árvore e tira a monotonia. Não há nada mais monótono e "out" do que árvore com todos os enfeites iguaizinhos e na mesma cor. Use as poinsétias, ramos de azevinho, pequenos galhos, pinhas, etc.











- Corrente, festão e cordões: Você pode usá-los para incrementar o visual da árvore, tanto na diagonal como na foto, quanto soltos na vertical, partindo da ponta em direção ao pé.













- Ponteira: Incrementar a ponteira sempre garante bom resultado. Você pode usar anjos, laços e as tradicionais estrelas.













- Base da árvore: Esse é um item importantíssimo. Você pode usar uma saia, como na foto e não se preocupe se não encontrar uma para comprar. Use uma toalha redonda comum, adequada ao tamanho da árvore, faça um orifício central e uma abertura a partir dele, como nessa foto abaixo.









Outros truques para você esconder a base da árvore: caixas embrulhadas para presente, manta acrílica simulando neve, pinhas, festões, etc.


Além disso, você pode usar um vaso ou cachepot e pintá-lo com tinta spray dourada ou prateada. Para os artesãos que trabalham a técnica de decoupage, os guardanapos e papéis podem criar peças únicas.







Por fim, a sua criatividade é o mais importante e não tenha medo de exercitá-la. Árvores tradicionais são bonitas mas as criativas são inesquecíveis.


Adeque a árvore ao ambiente. Substitua as bolas por ursinhos de pelúcia, flores naturais, fuxicos, bonecas, carrinhos, fotos da família...


Retirado daqui

Sem comentários: