20 março, 2009

Porta-Chaves em feltro

foto de brinco de origami

A diferença entre um produto artesanal está no fato de ele ser único, praticamente exclusivo, e ser feito à mão. Para isso, é necessário muita criatividade para produzir peças coloridas e muito úteis.
A artesã Rosemar Caixeiro Trevizani, da Associação de Artesãos do São Mateus, produz peças em feltro há quase um ano e usa a criatividade para dar vida a chaveiros e a móbiles.
Com materiais simples e fáceis de encontrar você pode fazer objetos para presentear com exclusividade. A artesã vai dar algumas dicas para fazer um chaveiro de borboleta em tecido.

Você vai precisar de:
  • Agulha para costurar mais grossa;
  • Linhas de crochê;
  • Fibra siliconada para encher;
  • Miçangas, pedrinhas e paetês para decorar;
  • Fitas coloridas
  • Pingente de tecido colorido
  • Molde do desenho de sua preferência
  • Corrente e peça de chaveiro

foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami
Veja o passo-a-passo

Passo 1: Corte o tecido de acordo com o molde. Rosemar diz que eles são facilmente encontrados em revistas de artesanato e podem ser feitos em papelão ou cartolina, que são materiais mais resistentes. Você vai precisar de dois recortes para o corpo, lembrando que são duas partes de dentro e duas de fora, em cores diferentes.

foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami
foto de origami foto de cartão de origami foto de brinco de origami

Passo 2: Costure a parte menor na maior usando a linha de crochê colorida, fazendo laços a cada ponto. Faça isso com as duas partes da borboleta.

Passo 3: Agora, você vai costurar os dois lados. Rosemar alerta para que tenha atenção nesta hora. Não feche tudo, pois você vai precisar de um espaço para colocar a fibra siliconada.

Passo 4: Coloque a fibra siliconada dentro da borboleta. O segredo é apertá-la bem para que fique firme e deixe a borboleta bem durinha. Rosemar aconselha usar a ponta de uma tesoura para colocar a fibra.

Passo 5: Acabe de fechar a borboleta.

Passo 6: Use as miçangas e paetês para bordar. Rosemar diz que deve-se puxar bem a linha para que o bordado não fique solto.

Passo 7: Use as pedrinhas e o pingente de tecido colorido para montar um cordão. Ele vai ser colocado na parte de baixo da borboleta. Não há necessidade de passar a linha até a parte de cima, então deve ser costurado em baixo. Depois, monte as peças do chaveiro e costure na parte de cima.

Passo 8: Amarre as fitas coloridas junto à peça do chaveiro.

Fonte: acessa.com

3 comentários:

Ana disse...

Muito querido!! Estão lindas as borboletas!!

Catarina Fernandes disse...

adorei vou tentar =D

Anónimo disse...

está lindo!!
adorei a ideia!
:)
**