14 agosto, 2010

Monotipia - Impressão marmoreada


A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. Com esta técnica consegue-se a reprodução de um desenho ou mancha de cor numa prova única, daí o nome “monotipia”.

A prova obtida, monotipia, não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, na passagem para o papel (impressão), as tintas misturam-se fazendo surgir efeitos imprevisíveis.

A monotipia pode ser feita de diversas técnicas.

A monotipia marmoreada consiste na decoração de papel ou tecido com motivos que, pelo seu aspecto lembram o mármore, daí o seu nome. É preparada com tintas de óleo sendo usado este processo para obter padrões de papéis.

Quando secos, os papéis marmoreados podem servir para forrar livros e estantes ou como fundo de outros trabalhos e mesmo para papel de carta. Ao contrário da impressão sobre superfície lisa , esta surpreende pelo seu carácter imprevisível, proporcionando efeitos deslumbrantes.

Materiais e instrumentos:

Tabuleiro de plástico;

Palhinhas, pincéis, pauzinhos ou conta gotas;

Água fria;

Tintas de óleo;

Essência de Terebintina/Aguarrás/diluente sintético;

Frascos de vidro;

Folhas de papel, branco e colorido/tecidos;

Papel de jornal.

Procedimento técnico:

1 - Começa-se por preparar a core ou cores que se pretendem utilizar, pegando-se na bisnaga de tinta óleo e espremendo-se uma pequena quantidade para dentro de um frasco. Junta-se um pouco de essência de Terebintina de forma a se obter uma tinta fluida;

2 - Colocar água no tabuleiro, pelo menos até um quarto da sua altura e, com a ajuda de um pincel, conta gotas ou pauzinho, deixar cair gotas de tinta sobre a superfície da água;

3 - Usando o pauzinho ou outro qualquer dos instrumentos dos referidos, mexer suavemente as manchas de cor, espalhando-as à superfície da água, procurando bonitos efeitos;

4 - Quando os motivos obtidos agradarem, pega-se numa folha de papel, por dois lados opostos, fazendo-a curvar ligeiramente;

5 - Deixar cair lentamente a folha de forma a ficar a boiar na água;

6 - Retira-se a folha da água após mais ou menos três segundos de contacto, sempre segurando-a por dois lados paralelos, deixando-a escorrer um pouco para o tabuleiro.

7 - Coloca-se a folha molhada em cima de papel de jornal para secar, com a impressão voltada para cima.

Este processo só acontece porque as tintas de óleo não se misturam com a água, flutuando à superfície da mesma. É, portanto, possível limpar a água para proporcionar a posterior utilização de outras cores para novas impressões, colocando-se sobre a superfície da água folhas de jornal, tantas vezes quanto as necessárias para que não reste tinta na água.

Sem comentários: