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A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. Com esta técnica consegue-se a reprodução de um desenho ou mancha de cor numa prova única, daí o nome “monotipia”. A prova obtida, monotipia, não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, na passagem para o papel (impressão), as tintas misturam-se fazendo surgir efeitos imprevisíveis. A monotipia pode ser feita de diversas técnicas. A monotipia marmoreada consiste na decoração de papel ou tecido com motivos que, pelo seu aspecto lembram o mármore, daí o seu nome. É preparada com tintas de óleo sendo usado este processo para obter padrões de papéis. Quando secos, os papéis marmoreados podem servir para forrar livros e estantes ou como fundo de outros trabalhos e mesmo para papel de carta. Ao contrário da impressão sobre superfície lisa , esta surpreende pelo seu carácter imprevisível, proporcionando efeitos deslumbrantes. |
Materiais e instrumentos: • Tabuleiro de plástico; • Palhinhas, pincéis, pauzinhos ou conta gotas; • Água fria; • Tintas de óleo; • Essência de Terebintina/Aguarrás/diluente sintético; • Frascos de vidro; • Folhas de papel, branco e colorido/tecidos; • Papel de jornal. |
Procedimento técnico: 1 - Começa-se por preparar a core ou cores que se pretendem utilizar, pegando-se na bisnaga de tinta óleo e espremendo-se uma pequena quantidade para dentro de um frasco. Junta-se um pouco de essência de Terebintina de forma a se obter uma tinta fluida; 2 - Colocar água no tabuleiro, pelo menos até um quarto da sua altura e, com a ajuda de um pincel, conta gotas ou pauzinho, deixar cair gotas de tinta sobre a superfície da água; 3 - Usando o pauzinho ou outro qualquer dos instrumentos dos referidos, mexer suavemente as manchas de cor, espalhando-as à superfície da água, procurando bonitos efeitos; 4 - Quando os motivos obtidos agradarem, pega-se numa folha de papel, por dois lados opostos, fazendo-a curvar ligeiramente; 5 - Deixar cair lentamente a folha de forma a ficar a boiar na água; 6 - Retira-se a folha da água após mais ou menos três segundos de contacto, sempre segurando-a por dois lados paralelos, deixando-a escorrer um pouco para o tabuleiro. 7 - Coloca-se a folha molhada em cima de papel de jornal para secar, com a impressão voltada para cima. Este processo só acontece porque as tintas de óleo não se misturam com a água, flutuando à superfície da mesma. É, portanto, possível limpar a água para proporcionar a posterior utilização de outras cores para novas impressões, colocando-se sobre a superfície da água folhas de jornal, tantas vezes quanto as necessárias para que não reste tinta na água.
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14 agosto, 2010
Monotipia - Impressão marmoreada
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