12 junho, 2007



NUM-NUM

ERA UMA VEZ...

O Num-Num é um brinquedo utilizado pelas crianças, para brincarem às orquestras ou às Bandas. Era também utilizado antigamente pelos "ROBERTOS" (bonecreiros de feira ou de rua que utilizavam o Num-Num para modificar a voz).

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Um rolo de cartão (onde está enrolado o papel de cozinha)

Uma garrafa de água de 1/2 litro (plástico)

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Um canivete ou faca, cola de contacto e lixa nº 150

EXECUÇÃO

Abre-se um orifício com cerca de 3 cm de lado, que deve ser tapado depois com um papel de celofane (por exemplo um papel de rebuçado). Utiliza a cola de contacto, para colar bem o celofane. O bom som do teu Num-Num está no facto de não haver fugas de ar pelo buraco que abriste no cartão. Se cortares a garrafa cerca de 5 cm depois do gargalo e colares essa parte ao tubo de cartão, crias um pavilhão sonoro igual ao dos instrumentos de sopro que têm a função de ampliar o som.

DECORAÇÃO

Quem sou eu para te aconselhar, uma bonita decoração para o teu NUM-NUM. Usa a tua imaginação olha à tua volta e logo encontrarás adornos para o instrumento que acabas de construir. Tem em atenção que em cima da membrana de celofane (papel de rebuçado), não deves colocar nada. Ela deve ficar livre para poder vibrar.

COMO TOCAR

Encosta a tua boca à extremidade mais próxima do celofane e tenta cantarolar uma canção ou fala alto, fazendo voz de ROBERTO.



Sem comentários: