12 junho, 2007



O GRI-GRI

ERA UMA VEZ...

O GRI-GRI é um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A técnica de construção deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas a "grude", antiga cola à base de gelatina de matérias animais, que se dissolvia em água e se aplicava aquecida em "banho maria". A maneira de atar era a seguinte: dar várias voltas com um cordel em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tensão desse cordel, passava-se por ele uma tábua que tinha a função de o torcer.

Ora o Gri-Gri é construído baseado nesta técnica. Além disso não necessita de "grude" ou "banho-maria". Não sabes o que é banho-maria? Tens de perguntar lá em casa.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Pau de gelado, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Não necessitas de nada em especial.

EXECUÇÃO

Passa o elástico pelo pau de gelado dando duas voltas. Depois de abrires a caixa de fósforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que o pau fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico). Depois, desloca o elástico juntamente com o pau para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do pau fica livre e a outra sobre a caixa.

DECORAÇÃO

Sabes que muitos jovens dão um mau uso aos fósforos? Refiro-me ao fumar. Que tal fazeres uma decoração bem garrida no teu GRI-GRI onde digas: FUMAR FAZ MAL À SAÚDE.

COMO TOCAR

Segura a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, duma maneira contínua. Vais ouvir um som idêntico ao do grilo... grigri... grigri... grigri.


1 comentário:

disse...

Que maravilhosooooo! Amei!Mais uma vez estás de parabéns!!