12 junho, 2007




REQUE-REQUE

ERA UMA VEZ...

São os REQUE-REQUE minhotos os mais exuberantes do nosso país. Muitas vezes representam figuras humanas de braços articulados e são construídos de tábuas, muitas vezes com mais de um metro de altura. Em outras zonas utilizam uma cana muito grossa. Se cada zona tem um reque-reque diferente, porque não, seres tu a inventar o teu próprio. Aqui fica uma simples ideia.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Uma garrafa de água de 5 litros, uma cana, canetas de plástico que já não escrevam e uma rolha ou a própria tampa da garrafa

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Uma pequena serra, um canivete e cola de contacto

EXECUÇÃO

Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida (se sujares as mãos nesta operação, podes utilizar um algodão embebido em lixívia para as limpar). Com a cola de contacto (se não sabes utilizar esta cola, não te esqueças de ler as instruções do fabricante) faz a junção das canetas às reentrâncias do garrafão de água. Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (não te esqueças de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirás o som do teu REQUE-REQUE. No entanto se rachares a cana numa das extremidades o som é mais claro e forte. Se colares a cana à rolha ou à tampa do garrafão é uma sugestão que te dou para a cana ficar arrumada quando não utilizas o teu REQUE-REQUE.

DECORAÇÃO

Nem sempre o que te agrada, agrada aos outros, por isso decora-o a teu gosto. Se os outros não gostarem, paciência...haja saúde, eles que façam um e decorem-no com as ideias que te deram.

COMO TOCAR

Já alguma vez, uma pulga te mordeu? A mim já! Como é lógico, fiz o que não devia. Comecei a coçar, para baixo e para cima, para baixo e para cima. E assim estás um " REQUE-REQUISTA” de se tirar o chapéu.

Sem comentários: